27° Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) começa neste sábado (04); confira!

Além de espetáculos, o festival conta com shows e rodas de conversa. Toda a programação é gratuita e segue até o dia 11 de maio



Encenação do espetáculo “Pinóquio”, da Cia. Camarim de Teatro (Foto: Davidson Caldas)

Começa neste sábado (04/05), a 27ª edição do Festival de Teatro de Acopiara (FETAC), evento que traz programação para toda a cidade, distritos e atrai visitantes de vários municípios da região. Durante oito dias, haverá apresentações de peças teatrais, shows musicais, além de rodas de conversa. Tudo com acesso gratuito.

Com o tema “Revivendo o Espírito do Teatro", o festival que não era realizado desde 2019, volta com força total com uma agenda repleta de atrações até o próximo dia 11 de maio, em Acopiara, município de 52 mil habitantes, que fica a 352 km de Fortaleza.

Nesta edição, foram selecionados nove grupos teatrais que vão se apresentar na Mostra FETAC em Cena, com palco montado no Centro Social da cidade. É lá que acontece, às 18h, a encenação do espetáculo “Pinóquio”, da Cia. Camarim de Teatro, que vem de Maranguape/CE. Na montagem, o público vai conhecer Gepeto, um carpinteiro solitário que, um dia, resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul dá vida ao boneco, que passa a se chamar Pinóquio.

Às 19hno Polo de Lazer, o público vai conferir a apresentação da Banda de Música Eduardo Gurgel Valente. A partir das 20h, será realizada a cerimônia oficial de abertura do FETAC.  Ainda no Polo de Lazer, às 20h30, acontece a encenação do espetáculo “O Bode Quer”, do diretor e performer Evan Teixeira.  Embalado pelo universo do ícone cultural Bode Ioiô, Evan Teixeira, acompanhado dos músicos Rami Freitas (bateria), Rodrigo Brasil (guitarra) e da contrarregragem cênica de Débora Ingrid, misturam performance, teatro e música ao vivo, para reviverem as histórias memoráveis protagonizadas por essa figura marcante e que até hoje pairam no imaginário do cearense: o lendário Ioiô! Às 21h30, será realizada uma roda de conversa com o grupo Cia. Camarim de Teatro

Assinatura

O Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) é uma realização da Cia. Cordel de Teatro, com Apoio Cultural do Banco do Nordeste e Cagece. Apoio Institucional da Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura, do Governo Federal. Produção da PRODI - Instituto de Produção, Difusão e Inovação Social e Coordenação de Comunicação da empresa Dégagé.


FETAC

Realizado pela Companhia Cordel de Teatro, o Festival de Teatro de Acopiara (FETAC)  teve sua primeira apresentação no ano de 1989, segundo os organizadores. Ele retorna à cena cultural cearense após um intervalo de 5 anos. Com o objetivo promover e celebrar a diversidade cultural por meio do teatro, proporcionando um espaço de expressão artística, intercâmbio cultural e inclusão social, o evento já conta com 27 edições e hoje faz parte do patrimônio histórico-cultural de Acopiara.

PROGRAMAÇÃO - ABERTURA DO FESTIVAL DE TEATRO DE ACOPIARA - FETAC

Dia 04 de maio (Sábado)

Local: Palco Principal do Centro Social

18h00: Espetáculo “Pinóquio” da Cia. Camarim de Teatro. Classificação: Livre

 

Local: Polo de Lazer

19h00:  Banda de música Eduardo Gurgel Valente
20h30: Cerimônia de abertura
20h30: Espetáculo “O Bode Quer” de Evan Teixeira. Classificação: Livre

Redação

Postagem Anterior Próxima Postagem