Morre Frank Stella, artista pioneiro do minimalismo; veja!



O artista plástico Frank Stella faleceu neste sábado, 4 de maio, em Nova York, aos 87 anos. Sua esposa, Harriet E. McGurk, confirmou que ele estava lutando contra um linfoma, de acordo com o The New York Times.

Frank Stella foi um dos pioneiros do movimento minimalista nas décadas de 1950 e 1960. Ele abandonou o expressionismo abstrato para se dedicar à abstração geométrica, aproximando-se dos concretistas. Sua obra revolucionou o mundo da arte, especialmente na cena artística de Nova York durante a década de 1960.


Uma das séries mais icônicas de Stella foi intitulada “Black Paintings”. Essas pinturas em relevo apresentavam faixas pretas meticulosamente calculadas, separadas por finíssimas linhas brancas. A simplicidade e a precisão geométrica dessas obras marcaram uma nova direção na arte contemporânea.


O legado de Frank Stella permanecerá como uma influência duradoura para artistas e apreciadores de arte em todo o mundo. Sua contribuição para o minimalismo e a abstração geométrica continuará a inspirar gerações futuras.


Que sua história permaneça viva através da arte!

Redação

Postagem Anterior Próxima Postagem